O CRM de vendas, atualmente, é uma das ferramentas digitais mais populares. Demonstrando grande funcionalidade e efeitos positivos a longo prazo, estão virando uma das cruciais para pequenos, médios e grandes negócios de diversos segmentos.
Conforme avançam a tecnologia e os meios digitais para comércio de produtos ou a disponibilização de serviços evoluem, surge a necessidade de ferramentas que auxiliem a gerenciar isso de forma simples, mas absolutamente funcional. Assim, o CRM passa a atuar.
Parte dos avanços online para facilitar o cotidiano de comércios tendem a focar no atendimento ao cliente. Afinal, mesmo no âmbito empresarial digital, o consumidor continua sendo o rei.
A divulgação deste software e os detalhes continuam sendo alvo de dúvidas, principalmente por quem está entrando agora no mundo da tecnologia. Por isso, redigimos um conteúdo explicando o que é, como funciona, os benefícios e motivos para implementar o uso do CRM.
Quer saber mais? Continue lendo o texto disponibilizado ou acesse os itens de maior relevância usando o sumário abaixo:
- O que é um CRM de vendas?
- Popularização do CRM de vendas
- Quais são as principais características do CRM de vendas?
- CRM e contatos: Padronizando o processo de vendas
- Quais são os benefícios de implementar o CRM?
- 5 Motivos para investir em um CRM de vendas
- Contrate um CRM de vendas
O que é um CRM de vendas?
CRM é, na verdade, sigla para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em tradução livre). O termo em inglês refere-se ao software responsável por administrar e aprimorar a forma como comerciantes se comunicam com clientes.
Sendo assim, o CRM de vendas nada mais é do que um programa que auxilia a gerir determinados dados disponibilizados pelo cliente, além de informações específicas que auxiliam no controle de leads e consumidores plenamente fidelizados.
O lead (potencial cliente) costumeiramente deixa algumas informações para contato, das quais são cadastradas e administradas para a compreensão de características e interesses dele antes da compra, mas também durante e depois, com o pós-venda.
O CRM tem por objetivo tornar o relacionamento com o cliente o mais agradável possível, através da gestão eficiente dos dados para contato. Além do histórico de compras ou contratação, feedbacks, principais necessidades e dificuldades na hora de encontrar o produto ou serviço certo.
Popularização do CRM de vendas
Como foi mencionado no início do conteúdo, gradativamente o sistema CRM está crescendo em popularidade e demanda, pois sua funcionalidade tem sido comprovada diariamente por empresas que utilizam.
Dessa forma, em uma pesquisa promovida pelo LinkedIN, cerca de 64% dos comércios atuais dizem fazer o uso de um CRM de vendas. Eles alegam que a adoção e implementação do sistema teve resultados positivos impactantes aos negócios, ou, até mesmo, de extrema relevância.
Esta mesma pesquisa aponta, inclusive, que um terço dos profissionais de vendas acabam fazendo o uso deste software por entre 3 e 4 horas semanais, enquanto um número expressivo (24%) chega às 10 horas de utilização.
Os números não mentem, o CRM possui grandes impactos dentro da forma como um empreendimento passa a lidar com o cliente, o que afeta diretamente na porcentagem de vendas e nos resultados a longo prazo.
Apesar de tudo isso, esses reflexos podem ser vistos com pouco tempo de uso.
Quais são as principais características do CRM de vendas?
O CRM de vendas possui algumas características que o tornam absolutamente eficiente para captação e fidelização do cliente, afinal, o intuito de sua implementação se dá em específico para tratar desse relacionamento.
A primeira característica mais proeminente é a forma facilitada como o cadastro de clientes e empresas é feito. Isso se dá pois o CRM de vendas é um sistema que torna mais rápido e menos complexo o armazenamento de dados, como:
- Telefone para contato;
- E-mail profissional ou pessoal;
- Nome completo e data de nascimento;
- Padrões de compra;
- Principais demandas e pesquisas;
- Feedbacks dados no pós-venda.
Esse cadastro com maiores detalhes torna mais fácil o processo de pós-venda, mas também oferece um norte ao vendedor na hora de gerar relatórios.
Com isso, o funil de vendas também é personalizado. Com uma gama maior de detalhes e informações disponibilizados sobre o cliente, tornam a criação desse processo ainda mais fácil, pois é possível notar características e gatilhos mentais de cada indivíduo.
Por exemplo, entendendo bem as necessidades e padrões de compra, o vendedor pode oferecer o produto ou serviço focando nos detalhes que interessam ao cliente. Não há tentativa e erro, ou adivinhação, mas sim informações e fatos que tornam o funil mais funcional.
CRM e contatos: Padronizando o processo de vendas
Uma das principais características, além do armazenamento de dados para contato, está na facilitação do processo, integrando o software às redes sociais e aplicativos como o WhatsApp.
O processo de vendas é complexo, pois cada cliente trabalha e faz compras a partir de motivações diferentes, sendo assim, o tempo para contato diverge entre um e outro. Por isso, nem sempre é possível traçar uma estratégia coletiva.
Para cada tipo de cliente há um template de e-mail, mensagem, proposta ou contrato, contemplando os interessados no produto ou serviço. Porém, isso torna mais fácil a vida do vendedor.
O CRM de vendas também integra os dados de contato às suas respectivas fontes, isto é, o WhatsApp fica sincronizado ao número de telefone. Isso cria uma maior propensão na hora de pesquisar dados.
Outras ferramentas úteis para o cotidiano também podem ser integradas ao CRM, como chatbots, helpdesk, plataformas de BI, linkagem direta com o website oficial, formulários para promoções ou atualizações cadastrais.
Quando a renovação de contrato ou venda de produtos é feita de forma mais coletiva, isso chama a atenção do cliente. Algumas vezes, exige essa possibilidade, o disparo de e-mail e de mensagens que também pode ser mais funcional.
Além disso, o CRM permite que o disparo de e-mails, mensagens, newsletter, atualização de cadastro, etc, seja feito automaticamente através de um agendamento para cada ação.
Quais são os benefícios de implementar o CRM?
O CRM de vendas, um software que auxilia na gestão do relacionamento com o cliente, é personalizável e contempla várias das necessidades do vendedor durante o processo, mas esse não é o único benefício.
Eficiente e pertinente como somente um programa inteligente tal qual o CRM, há mais vantagens de aplicá-lo ao seu empreendimento:
- Captação de novos clientes aprimorada;
- Colaboradores com maior taxa de integração;
- Automatização de tarefas mais repetitivas;
- Acesso aos feedbacks facilitado;
- Promoção de insights mais coerentes com o nicho;
- Processos simplificados e automatizados.
Um dos principais atrativos do CRM está justamente na automatização de tarefas. O que tomaria muito tempo dos colaboradores, por ser algo repetitivo ou de pouco valor no geral, pode ser realizado tranquilamente através do software.
Assim, uma empresa se beneficia ao implementar ferramentas que tornam processos acessíveis e rápidos.
5 Motivos para investir em um CRM de vendas
Um sistema de vendas como o CRM acaba sendo atraente para empreendedores, pois tudo o que facilita o cotidiano acaba funcionando como um bom investimento.
Com isso, não será listado somente os benefícios de um CRM, mas também pode se discutir os principais motivos para contratar tais serviços.
Desse modo, confira abaixo o porquê investir num software de vendas:
Gestão e análise da interatividade com consumidores
A interação com os clientes e consumidores é, de forma bastante literal, a força motriz e a principal demanda de um empreendimento, seja online ou com estabelecimento físico.
Desta forma, aprimorar a gestão e análise das interações feitas entre o vendedor e consumidor podem beneficiar a empresa como um todo.
Através do entendimento das interações, é possível entender as técnicas de venda que funcionam e o que deve ser evitado.
Personalização de campanhas e argumentação
Quase como um workshop diário, o estudo comportamental dos clientes auxilia na personalização das campanhas e abordagens. Compreendendo a linha de raciocínio do consumidor, é possível gerar gatilhos mentais mais assertivos.
Além do mais, a argumentação se torna mais ágil, pois há uma compreensão de como ir convencendo o cliente de que todo o necessário pode ser encontrado na empresa em questão.
Com isso, campanhas para atração de novos leads também se tornam precisas com informações pertinentes.
Aprimoramento do funil de vendas
Com informações precisas e dados concisos, o vendedor passa a explorar melhor os diversos tipos de funil de vendas e todo o processo envolvendo a atração de novos leads.
Os dados sobre padrão de clientes e gatilhos mentais facilitam a atração de leads para o topo do funil, tornando o meio desse pipeline menos custoso e, assim, levando mais clientes ao fundo.
Essa fluidez economiza tempo e esforços, pois o vendedor nunca estará trabalhando o processo do zero, mas sempre com dados bastante precisos para fidelizar clientes.
Centralização de dados relevantes
A fluidez no funil de vendas, a facilidade na atração de novos leads, criação de campanhas e abordagens e análises proporcionados pelo CRM também são resultado de outro ponto crucial: a centralização de dados relevantes.
Nenhuma abordagem mais assertiva, fidelização de clientes ou geração de campanhas poderia ser feita, caso o CRM não centralizasse as informações de maior relevância para o processo do vendedor.
Com os dados mais importantes ao alcance de um clique, assim como o disparo de mensagens e e-mails, o vendedor vê a captação do cliente e o pós-venda como processos muito mais próximos.
Automatização de tarefas
Assim como foi discutido ao longo do texto, o CRM torna o processo de contato e vendas mais rápido. Portanto, tudo isso é feito através da automatização de tarefas, o que facilita na delegação de funções.
Uma empresa que possui as tarefas mais simples automatizadas, encontra tempo para priorizar partes do processo que antes não recebiam tanta atenção.
Contrate um CRM de vendas
Na era digital, mais do que nunca, perder tempo é estar perdendo dinheiro. A administração do tempo e a gestão do relacionamento com clientes andam unidas para a eficiência das empresas.
Sendo assim, o CRM de vendas é uma necessidade para conseguir crescer dentro de qualquer segmento. Então, invista naquilo que irá trazer benefícios independentemente do prazo.
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